Quando se menciona 1066, é comum lembrar da Batalha de Stamford Bridge e de Hastings. No entanto, a Batalha de Fulford, precursora desses eventos, também deixou sua marca na história inglesa.
No entanto, houve outra batalha que ocorreu em solo inglês naquele ano, uma que precedeu Stamford Bridge e Hastings: a Batalha de Fulford, também conhecida como Batalha de Gate Fulford.
Aqui estão dez fatos sobre a batalha.
1. A luta foi desencadeada pela chegada de Harald Hardrada à Inglaterra
O rei norueguês, Harald Hardrada, chegou ao estuário de Humber em 18 de setembro de 1066 com até 12.000 homens.
Seu objetivo era tomar o trono inglês do rei Haroldo II, argumentando que ele deveria ter a coroa por causa dos arranjos feitos entre o falecido rei Eduardo, o Confessor, e os filhos do rei Cnut.
2. Hardrada tinha um aliado saxão
Tostig, o irmão exilado do rei Haroldo II, apoiou a reivindicação de Harald ao trono inglês e foi quem inicialmente convenceu Harald a invadir.
Quando o rei norueguês desembarcou em Yorkshire, Tostig o reforçou com soldados e navios.
3. A batalha ocorreu ao sul de York
Embora o objetivo final de Hardrada fosse ganhar o controle da coroa inglesa, ele primeiro marchou para o norte até York, uma cidade que já foi o epicentro do poder viking na Inglaterra.
O exército de Hardrada, no entanto, logo se viu confrontado por um exército anglo-saxão ao sul de York, no lado leste do rio Ouse, perto de Fulford.
4. O exército anglo-saxão era liderado por dois irmãos
Eles eram o Conde Morcar de Northumbria e o Conde Edwin de Mercia, que no início do ano havia derrotado decisivamente Tostig. Para Tostig, esta foi a segunda rodada.
Na semana anterior à batalha, Morcar e Edwin reuniram apressadamente um exército para enfrentar a força de invasão de Hardrada. Em Fulford, eles colocaram em campo cerca de 5.000 homens.
5. Morcar e Edwin ocuparam uma forte posição defensiva…
Seu flanco direito era protegido pelo rio Ouse, enquanto seu flanco esquerdo era protegido por um terreno muito pantanoso para um exército marchar.
Os saxões também tinham uma defesa formidável na frente: um riacho de três metros de largura e um metro de profundidade, que os Vikings teriam que atravessar se chegassem a York.
6. …mas isso logo funcionou contra eles
Inicialmente, apenas Harald e uma pequena parte de seu exército chegaram ao campo de batalha enfrentando o exército de Morcar e Edwin, já que a maioria dos homens de Harald ainda estava a alguma distância. Assim, por um tempo, o exército anglo-saxão superou em número seus inimigos.
Morcar e Edwin sabiam que esta era uma oportunidade de ouro para atacar, mas a maré do rio Ouse estava no seu auge e o riacho à sua frente foi inundado.
Incapaz de avançar, Morcar e Edwin foram forçados a adiar seu ataque, observando com frustração enquanto mais e mais tropas de Harald começaram a se reunir no outro lado do riacho.
7. Os defensores acertaram primeiro
Por volta do meio-dia de 20 de setembro de 1066, a maré finalmente recuou. Ainda empenhado em atacar seu inimigo antes que toda a força da força de Harald pudesse chegar, Morcar então liderou um ataque no flanco direito de Harald.
Depois de um corpo a corpo nos pântanos, os saxões de Morcar começaram a empurrar o flanco direito de Hardrada para trás, mas o avanço logo se destacou e chegou a um parado.
8. Harald deu a ordem decisiva
Ele empurrou seus melhores homens contra os soldados saxões de Edwin estacionados mais perto do rio Ouse, rapidamente sobrecarregando e encaminhando aquela ala do exército saxão.
Como uma pequena colina garantiu que a força de Edwin não estivesse à vista deles, Morcar e seus homens provavelmente não perceberam que sua ala direita havia desmoronado até que fosse tarde demais.
9. Os Vikings então cercaram os ingleses restantes
Tendo perseguido os homens de Edwin para longe da margem do rio, Harald e seus veteranos agora cobraram a retaguarda dos homens já noivos de Morcar. Em menor número e manobrado, Morcar soou a retirada.
Os ingleses perderam quase 1.000 homens, embora tanto Morcar quanto Edwin tenham sobrevivido. Não foi sem custo para os Vikings, no entanto, pois eles também haviam perdido um número semelhante de homens, presumivelmente principalmente contra as forças de Morcar.
10. Hardrada não teve muito tempo para saborear sua vitória em Fulford
Depois que Fulford York se rendeu a Harald e ‘o Último Viking’ se preparou para marchar para o sul. Ele não precisava, no entanto, pois apenas cinco dias depois de Fulford, ele e seu exército foram atacados por Harold Godwinson e seu exército na Batalha de Stamford Bridge.