Leitura de História

Leitura de História

Dez Fatos Sobre o Nascimento do Poder Romano

Explore os primórdios de Roma com 10 fatos envolventes, desde mitos de Rômulo até guerras estratégicas. Uma viagem aos alicerces da “Cidade Eterna”.

Descubra os bastidores do nascimento do poder romano com estes 10 fatos fascinantes. Desde a mitologia de Rômulo e Remo até as guerras estratégicas e a evolução social, mergulhe nos primórdios da “Cidade Eterna”. Explore a rica história, desde os conflitos com os sabinos até a vitória na Guerra Pírrica, moldando uma potência que duraria mais de 1.000 anos. Conheça a intrincada hierarquia social romana, desde os plebeus até os patrícios, e como a República Romana se estabeleceu após a deposição de Tarquínio, o Orgulhoso. Uma jornada informativa pelos alicerces de Roma.

O governo da República Romana, juntamente com a Roma Imperial, durou mais de 1.000 anos. Abrange países e continentes, incorporando muitas culturas, religiões e idiomas. Todas as estradas dentro deste vasto território levaram a Roma, que continua sendo a capital da Itália moderna. A cidade, segundo a lenda, foi fundada em 750 a.C. Mas o quanto realmente sabemos sobre as teorias e os primeiros anos de ‘A Cidade Eterna’?

O que se segue são 10 fatos sobre o nascimento do poder romano.

  1. A história de Rômulo e Remo é um mito

O nome Rômulo foi provavelmente inventado para se encaixar no nome da cidade que ele teria fundado no Monte Palatino antes de matar seu gêmeo.2. No século IV a.C., a história foi aceita pelos romanos que se orgulhavam de seu fundador guerreiro

A história foi incluída na primeira história da cidade, pelo escritor grego Diocles de Peparethus, e os gêmeos e sua madrasta lobo foram retratados nas primeiras moedas de Roma.

  1. O primeiro conflito da nova cidade foi com o povo Sabine

Repletos de jovens imigrantes, os romanos precisavam de habitantes do sexo feminino e sequestraram mulheres sabinas, desencadeando uma guerra que terminou com uma trégua e os dois lados unindo forças.4. Desde o início, Roma tinha um exército organizado

Regimentos de 3.000 de infantaria e 300 cavalarias foram chamados de legiões e sua fundação foi atribuída ao próprio Rômulo.5. Quase a única fonte neste período da história romana é Tito Lívio ou Lívio (59 a.C. – 17 d.C.)

Cerca de 200 anos após a conclusão da conquista da Itália, ele escreveu 142 livros sobre a história inicial de Roma, mas apenas 54 sobrevivem como volumes completos.

  1. A tradição é que Roma tinha sete reis antes de se tornar uma república

O último Tarquino, o Orgulhoso, foi deposto em 509 a.C. em uma revolta liderada por Lúcio Júnior Bruto, o fundador da República Romana. Cônsules eleitos agora governam.

  1. Após a vitória na Guerra Latina, Roma concedeu os direitos dos cidadãos, sem voto, aos seus inimigos conquistados

Este modelo de integração de povos vencidos foi seguido a maior parte da história romana.

  1. A vitória na Guerra Pírrica em 275 a.C. tornou Roma dominante na Itália

Acreditava-se que seus oponentes gregos derrotados eram os melhores do mundo antigo. Em 264 a.C., toda a Itália estava sob controle romano.

  1. Na Guerra Pírrica, Roma aliada a Cartago

A cidade-estado do norte da África logo seria seu inimigo na luta de mais de um século pelo domínio mediterrâneo.

  1. Roma já era uma sociedade profundamente hierárquica

Os plebeus, pequenos proprietários de terras e comerciantes, tinham poucos direitos, enquanto os patrícios aristocráticos governavam a cidade, até que o Conflito das Ordens entre 494 a.C. e 287 a.C. viu a plebe ganhar concessões usando a retirada do trabalho e, às vezes, a evacuação da cidade.

O Caminho Do Estoico Próspero - Um Guia Para Transformar Sua Vida Financeira Com o Estoicismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *