Em 25 de outubro, também conhecido como Dia de São Cipriano, 1415, um exército combinado inglês e galês obteve uma das vitórias mais notáveis da história em Agincourt, no nordeste da França.
Apesar de ser muito em menor número, o exército cansado e sitiado de Henrique V triunfou contra a flor da nobreza francesa, marcando o fim de uma era em que o cavaleiro dominou o campo de batalha.
Aqui estão dez fatos sobre a Batalha de Agincourt:
1. Foi precedido pelo Cerco de Harfleur
Embora o cerco tenha sido bem-sucedido, foi longo e caro para o exército de Henrique.
2. O exército francês se posicionou perto de Agincourt, bloqueando a rota de Henry para Calais
As manobras inteligentes do exército francês forçaram Henry e seu exército sitiado a lutar se tivessem alguma chance de chegar em casa.
3. O exército francês consistia quase inteiramente de cavaleiros fortemente blindados
Esses homens eram a elite guerreira da época, equipados com os melhores braços e armaduras disponíveis.
4. O exército francês era comandado pelo marechal francês Jean II Le Maigre, também conhecido como Boucicaut
Boucicaut foi um dos maiores jogadores de sua época e um tático habilidoso. Ele também estava ciente das derrotas passadas que os franceses haviam sofrido nas mãos inglesas em Crécy e Poitiers no século anterior e estava determinado a evitar um resultado semelhante.
5. O exército de Henry consistia principalmente de longbowmen
Esses homens treinavam todas as semanas e eram assassinos profissionais altamente qualificados. Isso foi, sem dúvida, ajudado pela lei inglesa, que tornou a prática de tiro com arco obrigatória todos os domingos para garantir que o rei sempre tivesse um suprimento constante de arqueiros disponíveis.
6. Henry fez o primeiro passo
Henry avançou seu exército mais acima do campo para uma posição protegida pela floresta de ambos os lados, na esperança de atrair os cavaleiros franceses para a frente.
7. Os longbowmen ingleses implantados afiaram estacas para protegê-los de cargas de cavalaria
As estacas também tunelam os cavaleiros franceses em direção aos soldados de infantaria fortemente armados de Henry no centro.
8. A primeira onda de cavaleiros franceses foi dizimada pelos arqueiros ingleses
Enquanto os cavaleiros avançavam, os longbowmen choveram vôlei após vôlei de flechas em seus oponentes e dizimaram as fileiras francesas.
9. Henrique V lutou por sua vida durante a briga
Quando os cavaleiros franceses entraram em confronto com a infantaria pesada inglesa no auge da batalha, Henrique V estava no mais intenso da ação.
Supostamente, o rei inglês sofreu um golpe de machado na cabeça que derrubou uma das jóias da coroa e foi resgatado por um membro galês de seu guarda-costas, Daffyd Gam, que perdeu a vida no processo.
10. Henry teve mais de 3.000 prisioneiros franceses executados durante a batalha
Uma fonte afirma que Henry fez isso porque estava preocupado que os cativos escapassem e voltassem à luta.