Pular para o conteúdo

Leitura de História

Leitura de História

Início » Quem realmente inventou o parafuso de Arquimedes?

Quem realmente inventou o parafuso de Arquimedes?

O dito parafuso de Arquimedes,  também conhecido como parafuso de água, parafuso egípcio e parafuso hidrodinâmico, é uma máquina utilizada para elevar e transportar água para irrigação. 

Trata-se de uma tecnologia muito antiga, que apresenta uma espiral dentro de um tubo oco que, quando girado, desloca a água do fundo para o topo do cilindro.

Embora essa tecnologia frequentemente seja creditada ao matemático grego, Arquimedes de Siracusa, há evidências de que estavam em uso há séculos antes, tanto no Egito quanto na Assíria

De fato, alguns estudiosos teorizam que as bombas de parafuso foram usadas como ferramentas de irrigação já no século VII aC.

Como funciona o parafuso de Arquimedes?

O parafuso de Arquimedes é essencialmente um tubo oco que contém uma espiral ou hélice que sobe pelo cilindro. A extremidade inferior do tubo é colocada em um curso de água e o tubo então é girado. 

À medida que o parafuso gira, ele recolhe um pouco da água, fazendo voltas que elevam a água através de bolsões da hélice até atingir o topo do tubo.

Desta forma, a água captada em uma fonte mais baixa (como um rio) pode ser facilmente transportada a uma fonte mais alta, como uma vala de irrigação.

O método de rotação do parafuso foi evoluindo com o tempo.

No passado era girado manualmente. Depois por tração animal, e por tração mecânica, por moinhos de vento.

Atualmente, é movido por motores elétricos ou a combustão.

Uma bomba de água no Egito da década de 1950 que usa o mecanismo de parafuso de Arquimedes
Uma bomba de água no Egito da década de 1950 que usa o mecanismo de parafuso de Arquimedes

Mais quem inventou o parafuso de Arquimedes?

Há relatos de que o parafuso de Arquimedes estava em uso durante o período helenístico no antigo Egito, por volta do século III aC. 

Naquela época, o parafuso de Arquimedes era usado para levantar água do Rio Nilo , para irrigação. 

 

Alguns estudiosos teorizam, no entanto, que outras civilizações possuíam a tecnologia muito antes do século III aC.

A assiriologa Stephanie Dalley, teorizou que os parafusos de água estavam em uso no Império Neo-Assírio durante o reinado do rei Senaqueribe (704-681 aC). 

Ela cita uma inscrição cuneiforme como evidência, saudando o artefato como prova de que os assírios estavam confeccionando bombas de irrigação em bronze por volta do século VII aC.

A teoria de Dalley se alinha com os escritos do antigo historiador grego Strabo, que escreveu que os Jardins Suspensos da Babilônia foram irrigados com parafusos.

Os jardins nunca foram localizados. Mas acredita-se que estavam localizados no Iraque e foram destruídos no século I dC. Enquanto uma corrente contrária diz que podem ter sido construídos em Nínive ,sob o reinado de Senaqueribe.

Por que é popularmente conhecido como o parafuso de Arquimedes?

Então, se os assírios e os antigos egípcios podem ter possuído a tecnologia antes do século 3 aC, por que ela recebeu o nome de Arquimedes de Siracusa?

Existe uma história relatando que Arquimedes inventou a bomba de parafuso sozinho.

A história diz que o rei Hiero fez Arquimedes inventar uma ferramenta que poderia remover água do casco de um navio. O que levou Arquimedes a criar a bomba de parafuso.

Outra teoria postula que Arquimedes viajou da Grécia para o Egito por volta de 234 aC, onde descobriu a tecnologia que já estava em uso lá.

Então começou a ajustar e melhorar a invenção para seus próprios parâmetros. 

De fato, as evidências sugerem que Arquimedes nunca reivindicou a invenção como sua, mas foi creditada a ele dois séculos depois, pelo historiador grego Diodoro.

Como o parafuso de Arquimedes impactou a sociedade?

O parafuso de Arquimedes serviu como uma ajuda vital para a irrigação em todo o mundo antigo, normalmente como meio de elevar a água de rios e lagos para terras agrícolas.

Até hoje, bombas de parafuso são usadas em estações de tratamento de água em todo o mundo para mover água e esgoto. A tecnologia também pode ser encontrada em alguns brinquedos de parques de diversões.

O parafuso de Arquimedes não apenas exemplifica a engenhosidade tecnológica da antiguidade, mas também destaca como inovações antigas continuam a influenciar nossa vida cotidiana. Sua história não só nos conecta às civilizações antigas, mas também ressalta a importância da engenharia hidráulica ao longo da história da humanidade.

 

Arquimedes Pensativo (também conhecido como Retrato de um Erudito) de Domenico Fetti, 1620. Arquimedes é considerado o físico mais importante da antiguidade
Arquimedes Pensativo (também conhecido como Retrato de um Erudito) de Domenico Fetti, 1620. Arquimedes é considerado o físico mais importante da antiguidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *