Pular para o conteúdo

Leitura de História

Leitura de História

Início » Al-Khwarizmi: O Pai da Álgebra

Al-Khwarizmi: O Pai da Álgebra

Muḥammad ibn Mūsā al-Khwārizmī, ou tambéma al-Khwarizmi (c. 780-850 dC), foi um matemático e astrônomo muçulmano, cujo o principal trabalho foi introduzir numerais hindu-arábicos e os conceitos de álgebra na matemática, durante a Idade Média .

Por isso Al-Khwarizmi é conhecido como o “Pai da Álgebra“. Sendo que o termo álgebra deriva da palavra árabe ‘al-jabr’. Essa palavra se encontra em um manuscrito sobre o tema, do século IX, escrito por al-Khwarizmi.

Além de trabalhos sobre matemática e ciências, al-Khwarizmi fez estudos significativos sobre geografia e linguística

Ganhou destaque ao longo de sua vida, tendo desfrutando os privilégios de trabalhar na Casa da Sabedoria, um célebre centro intelectual. Fez parte da primeira de duas embaixadas aos cazares, um povo turco semi-nômade.

Hoje, seu legado se mantém vivo através da aplicação popular de algoritmos e álgebra.

Vamos conhecer mais a fundo al-Khwarizmi, e saber que contribuições ele fez para o mundo da matemática?

Trabalhou na Casa da Sabedoria

Infelizmente pouco sabemos sobre a vida pessoal de al-Khwarizmi.

Provavelmente ele foi persa da região de Khwarezm, na época era parte do Grande Irã. Hoje essa região pertence em parte ao Uzbequistão e em parte ao Turcomenistão. Chegamos a essa conclusão, porque a tradução de seu nome significa “o nativo de Khwarezm”.

Após a conquista da Pérsia pelos mulçumanos, também conhecida como a conquista árabe do Irã, que durou de 633 a 654 dC, Bagdá tornou-se um centro de comércio e estudo científico. Recebia visita de sábios, de lugares distantes como a China e a Índia

Entre eles Al-Khwarizmi, que adotou Bagdá como lar. A maior parte de seu trabalho foi feita entre os anos de 813 e 833 dC. 

Seus estudos foram feitos dentro da Casa da Sabedoria, conhecida como a Grande Biblioteca de Bagdá. Era essa uma grande academia pública, ou talvez uma grande biblioteca privada, pertencente aos califas abássidos, que reinaram durante a Idade de Ouro Islâmica .

A Casa da Sabedoria foi criada pelo sétimo califa abássida Al-Ma’mūn.

Na Casa da Sabedoria, al-Khwarizmi estudou álgebra, geometria e astronomia e fez a tradução de manuscritos científicos em sânscrito e grego.

Entre seus pares estavam os irmãos cientistas islâmicos, os Banu Musa.

Escreveu o primeiro livro sobre álgebra

Entre os escritos de Al-Khwarizmi, existem dois livros fundamentais, um é o tratado de álgebra, outro o seu tratado de astronomia. Enquanto esteve na Casa da Sabedoria, dedicou essas obras ao Califa. 

Escrito por volta de 820 d.C., o tratado de álgebra “Hisab al-jabr w’al-muqabalah”, pode ser traduzido como “O Livro Compêndio sobre Cálculo por Conclusão e Equilíbrio“. Esse livro trás um relato exaustivo da solução para as raízes positivas de equações polinomiais até o segundo grau.

Foi esse o mais famoso e importante de todos os trabalhos de al-Khwarizmi.

Usa exemplos e aplicações da vida real de funções matemáticas, o que o diferencia de trabalhos anteriores sobre o assunto. 

Por exemplo, contém seções sobre o uso da álgebra para resolver problemas de herança, comércio e agrimensura, respeitando as proporções prescritas pela lei islâmica. 

O conteúdo de seu trabalho contém elementos da matemática desde o início do século II aC Babilônia até obras helenísticas , hebraicas e hindus .

Como dito, do título do seu tratado que surge a palavra “álgebra”, de “al-jabr”, que significa “restauração”, enquanto a palavra “algoritmo” também deriva do mesmo texto. 

Posteriormente traduzido para o latim, cujo original é mantido em Cambridge .

Uma única cópia árabe foi traduzida em 1831 e está preservada na Universidade de Oxford .

Outras Contribuições de Al-Khwarizmi

Al-Khwarizmi também contribuiu com outros temas científicos. Entre eles está, o “Livro da Descrição da Terra”, ou “Geografia”, concluído em 833 e é uma reformulação da “Geografia” de Ptolomeu do século II. 

Esse livro consiste em uma lista de 2.404 coordenadas de cidades e outras características geográficas.

Al-Khwarizmi corrigiu a localização do Mar Mediterrâneo e de cidades na África e na Ásia.

Também ajudou o califa Al-Mamune em um projeto para determinar a circunferência da Terra, medindo o comprimento de um grau de um meridiano através da planície de Sinjar no Iraque.

Também escreveu alguns tópicos menores sobre como o astrolábio, instrumento científico antigo usado para contar o tempo e para fins de observação e o calendário judaico. 

Além disso, escreveu algumas histórias políticas que incluíam os horóscopos de pessoas importantes, talvez como passatempo.

E para finalizar compilou um conjunto de tabelas astronômicas baseadas em várias fontes gregas e hindus. Essas obras também foram traduzidas para o latim.

Dito isso, podemos concluir que Al-Khwarizmi deixou uma grande contribuição para a ciência moderna, estabelecendo bases para todo uma gama de pesquisa e produção científica posterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *