Descubra como Sétimo Severo tornou York a capital do Império Romano no século III e o legado desse período na história da Grã-Bretanha.
Um dos grandes eventos que ocorreram na história da Grã-Bretanha romana foram as campanhas do guerreiro imperador Sétimo Severo, que tentou conquistar a Escócia no início do século III.
Severus tornou-se imperador em 193 DC, no Ano dos Cinco Imperadores. Sua atenção foi atraída para a Grã-Bretanha rapidamente porque ele teve que enfrentar uma tentativa de usurpação em 196-197 DC pelo governador britânico, Clodius Albinus.
Ele derrotou Albinus por pouco na titânica Batalha de Lugdunum (Lyon), no que pode ter sido um dos maiores combates da história romana. A partir desse ponto, a Grã-Bretanha estava no seu mapa.
A atenção de Severo se volta para a Grã-Bretanha
Agora, Severo era um grande imperador guerreiro. No ano 200 dC, ele estava chegando ao fim de sua vida e procurava algo que lhe desse um último gostinho de glória.
Ele já conquistou os partos, então quer conquistar os britânicos porque essas duas coisas juntas farão dele o imperador final. Nenhum outro imperador conquistou o extremo norte da Grã-Bretanha e os partos.
Então Severo define seu alvo no extremo norte da Grã-Bretanha. A oportunidade surge em 207 d.C., quando o governador britânico lhe envia uma carta dizendo que toda a província corre o risco de ser invadida.
Vamos refletir sobre a carta.
O governador não está a dizer que o norte da Grã-Bretanha será invadido, está a dizer que toda a província corre o risco de ser invadida. Esta conflagração de que ele fala ocorre no extremo norte da Grã-Bretanha.
A chegada de Severo
Severo decide vir ao que chamo de Onda Severa; pense nas Guerras do Golfo. Ele traz um exército, uma força de campanha de 50.000 homens, que é a maior força de campanha que já lutou em solo britânico. Esqueça a Guerra Civil Inglesa. Esqueça a Guerra das Rosas. Esta é a maior força de campanha que já lutou em solo britânico.
Em 209 e 210 DC, Severo lançou duas enormes campanhas na Escócia a partir de York, que ele estabeleceu como a capital imperial.
Imagine o seguinte: desde a chegada de Severo em 208 até sua morte em 211, York se tornou a capital do Império Romano.
Ele traz sua família imperial, sua esposa, Julia Domina, seus filhos, Caracala e Geta. Severus traz o fisco imperial (o tesouro) e traz os senadores.
Ele estabelece familiares e amigos como governadores em todas as principais províncias do império onde possa haver problemas, a fim de garantir sua retaguarda.
Um genocídio na Escócia?
Severus lança campanhas para o norte ao longo da Dere Street, eviscerando tudo em seu caminho na fronteira escocesa.
Ele trava uma terrível guerra de guerrilha contra os nativos da Caledônia. No final das contas, Severus os derrota em 209; eles se rebelaram durante o inverno depois que ele voltou para York com seu exército, e ele os derrotou novamente em 210.
Em 210, ele anuncia às suas tropas que deseja que cometam um genocídio. Os soldados receberam ordens de matar todos que encontrarem em sua campanha. Parece que nos registos arqueológicos existem agora evidências que sugerem que isto realmente ocorreu.
Um genocídio ocorreu no sul da Escócia: nas fronteiras escocesas, Fife, no Upper Midland Valley, abaixo da Highland Boundary Fault.
Parece que o genocídio pode ter ocorrido porque o repovoamento levou cerca de 80 anos para realmente acontecer, antes que o extremo norte da Grã-Bretanha se tornasse novamente problemático para os romanos.
O legado de Severo
Porém, isso não ajuda Severus, porque ele morreu no frio congelante de um inverno em Yorkshire, em fevereiro de 211 DC.
Para os romanos tentaram conquistar o Extremo Norte da Escócia, sempre foi uma questão de imperativo político.
Com a morte de Severo, sem aquele imperativo político de conquistar o extremo norte da Escócia, seus filhos Caracala e Geta fogem de volta para Roma o mais rápido que podem, porque estão brigando.
No final do ano, Caracalla mandou matar Geta ou o matou com as próprias mãos.
O extremo norte da Grã-Bretanha é novamente evacuado e toda a fronteira volta a descer até à linha da muralha de Adriano.