Em 1348, rumores circularam na Grã-Bretanha sobre uma doença mortal que envolve a Europa. Inevitavelmente, não demorou muito para chegar à Inglaterra, mas o que realmente causou isso e como se espalhou?
Onde a praga se espalhou na Grã-Bretanha?
Em 1348, rumores circularam na Grã-Bretanha sobre uma doença mortal que envolve a Europa. Inevitavelmente, mas o que realmente causou isso e como se espalhou?
A praga chegou ao sudoeste da Inglaterra devastando o porto de Bristol. Isso é tão pouca surpresa quanto era o maior porto do sudoeste e tinha fortes ligações com o resto do mundo.
No Grey Friars Chronicle, fala de um marinheiro que trouxe essa peste com ele e fez com que a cidade de Melcombe se tornasse a primeira cidade do país a ser infectada.
A partir daí, a praga se espalhou rapidamente. Logo atingiu Londres, que era o território ideal para a praga se espalhar; estava lotado, sujo e tinha um saneamento terrível.
De lá, mudou-se para o norte, o que levou a Escócia a tentar se aproveitar do país enfraquecido. Eles invadiram, mas pagaram um preço alto. Quando seu exército recuou, eles levaram a praga com eles. O rigoroso inverno escocês aguentou por algum tempo, mas não por muito tempo. Na primavera, voltou com vigor renovado.
Que doença foi a Peste Negra?
Existem várias teorias sobre o que causou a doença, mas a mais prevalente é que foi uma bactéria chamada Yersinia pestis que era carregada por pulgas que viviam nas costas de ratos. Acredita-se que tenha se originado do oriente e tenha sido levado ao longo da Rota da Seda por comerciantes e exércitos mongóis.
No entanto, alguns cientistas argumentam que as evidências não se acumulam. Eles sugerem que os sintomas descritos nos relatos históricos não correspondem aos sintomas da peste moderna.
Da mesma forma, a peste bubônica, eles argumentam, é relativamente curável e, mesmo sem tratamento, mata apenas cerca de 60%. Nada disso, dizem eles, está ligado ao que foi visto na Idade Média.
Como isso se espalhou tão rapidamente?
Quaisquer que sejam as origens, não há dúvida de que as condições em que a maioria das pessoas vivia desempenharam um papel enorme em ajudar a propagação da doença. As cidades estavam muito lotadas, com saneamento ruim.
Em Londres, o Tâmisa estava fortemente poluído, as pessoas viviam em condições apertadas com esgoto e sujeira na rua. Os ratos correm desenfreados, deixando todas as oportunidades para o vírus se espalhar. Controlar a doença era quase impossível.
Qual foi o seu impacto?
O primeiro surto de peste na Grã-Bretanha durou de 1348 a 1350, e os efeitos foram catastróficos. Até metade da população foi dizimada, com algumas aldeias sofrendo quase 100% de taxas de mortalidade.
Outros surtos se seguiram em 1361-64, 1368, 1371, 1373-75 e 1405, com cada um infligindo destruição catastrófica. No entanto, os efeitos foram além do número de mortes e, no final, teriam um efeito profundo na natureza da vida e da cultura britânicas.