Leitura de História

Leitura de História

Como Gask Ridge Se Tornou A Fronteira Mais Setentrional De Roma

No artigo de hoje vamos conhecer o GAsk Ridge a fronteira mais setentrional do Império Romano.

Ao longo dos anos 70 e 80 d.C., o Exército Romano fez seu caminho para o norte na Escócia durante o tempo do governador romano Agrícola

À medida que eles empurravam seus limites para o norte, foi decidido que era necessário construir uma série de fortes ao longo da rota.

Hoje fica o Gask Ridge, que corre ao longo de um cume de terreno alto em Perthshire por cerca de 11 milhas. Os romanos começaram a construir esta linha defensiva de fortes e torres de vigia em algum momento entre 70 d.C. e terminaram por volta de 80 d.C.

O que exatamente é o Gask Ridge?

Os romanos construíram a Gask Ridge há cerca de 40 anos antes de começarem a construir a Muralha de Adriano em 122 d.C. Não era uma muralha no sentido de Adriano e da Muralha Antonina, mas provavelmente foi concebida pelos romanos do século I d.C. como uma fronteira terrestre com uma série de fortes e torres de vigia ao longo de seu comprimento.

Isso pode ser visto como a primeira tentativa do Exército Romano e seus engenheiros de construir uma linha linear, dividindo as montanhas das Terras Altas das terras muito mais férteis do sul da Escócia. A linha principal dessas fortes e torres de vigia anteriores atravessava Perthshire, Kinross e Angus.

Por que os romanos construíram o Gask Ridge?

Essas fortificações foram ordenadas por Agrícola para serem construídas depois que ele derrotou as tribos do norte sob Calgacus após sua batalha em Mons Graupius.

O Gask Ridge e suas torres de vigia deram ao Exército Romano a capacidade adicional de proteger os importantes portos usados pelos navios romanos situados ao longo dos rios Tay e Forth.

Correndo um pouco mais ao norte de Gask Ridge havia vários fortes conhecidos hoje como Highland Line, que avisava o Exército Romano com antecedência de quaisquer movimentos hostis vindo do norte.

Mais tarde, Agrícola também colocou em movimento a construção de outra linha de fortes que lhes deu uma visão melhor de qualquer movimento da tribo que viesse ao sul dos vales ao redor de Strathmore e Strathearn, dando às legiões romanas maior controle sobre essas áreas.

Os principais fortes foram construídos em Ardox por volta de 80 d.C. e foram usados como um principal depósito de suprimentos para o Exército Romano durante a batalha de Mons Graupius. Este grande forte foi usado em diferentes momentos durante o período de ocupação. Na é de 140 d.C., tornou-se um dos maiores fortes romanos da Grã-Bretanha. Por um tempo, provavelmente abrigou a famosa Legio IX Hispania.

O Gask Ridge, com seus fortes e a estrada militar, teria dado aos romanos uma rota de abastecimento para os bens e serviços que os soldados precisavam. Um forte importante ao longo desta estrada estava em Stardeath, novamente construído em meados dos anos 80 d.C. Pensa-se que o governador romano da época, Salústio Luculo.

Bertha (Perth) também foi um forte construído durante o Período Flaviano, mas foi abandonado quando o grande forte em Inch Thin foi construído, pela XX legião Valeria Victrix, durante os anos 80 d.C. Sob o tempo de Antonina, estava preocupado.

Valas e muralhas do Forte Romano de Ardoch.
Valas e muralhas do Forte Romano de Ardoch.

Acredita-se que muitos desses fortes de fronteira romana estiveram em operação apenas por menos de 10 anos, muitos foram abandonados por anos e depois reconstruídos quando os imperadores romanos posteriores enviaram suas forças para o norte.Na época da invasão do Imperador Severo, alguns desses fortes foram novamente trazidos de volta ao uso, sendo usados tanto pelas legiões quanto pelas tropas auxiliares. Severus concentrou grande parte de suas campanhas no norte usando o forte em Carpool, que fica mais abaixo do rio da cidade de Perth hoje.

A arqueologia em andamento ao longo da linha do Gask Ridge mostra que muitos desses fortes e torres de vigia teriam sido reconstruídos durante o período em que o Exército Romano estava no norte. Essas torres de vigia também foram usadas como torres de sinal usando sistemas que os engenheiros romanos haviam criado com sucesso para enviar informações a distâncias.

Hoje, o Gask Ridge é visto como um cume de terreno elevado que corre entre Dunblane e Perth. Podemos rastrear essa linha de fortes, fortes e torres de vigia do grande forte em Ardox (Braço) em Perthshire até outro forte principal em Bertha (Perth) pelo rio Almond.

Pelos restos que ainda podem ser vistos hoje ao longo do Gask Ridge, temos que agradecer às habilidades das tropas da Legionária Romana do século I d.C.

orre de vigia romana Kirkhill. Um dos locais mais definidos da torre de vigia ao lado da Gask Ridge Roman Road. Os locais estão a aproximadamente 1 km de distância
orre de vigia romana Kirkhill. Um dos locais mais definidos da torre de vigia ao lado da Gask Ridge Roman Road. Os locais estão a aproximadamente 1 km de distância

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *