A História da Região V de Pompéia
Pompéia, uma cidade romana antiga, revela seu passado diversificado através da Região V, outrora lar das classes média e trabalhadora, além de lojas e espaços comerciais. A área, situada no setor nordeste da cidade, está em meio a emocionantes escavações arqueológicas.
Um dos locais antigos mais conhecidos do mundo, Pompéia foi uma antiga cidade romana fundada nos séculos VI a VII a.C. e famosamente destruída pela erupção do vulcão Monte Vesúvio em 79 d.C. Hoje, os restos bem preservados da cidade outrora épica incluem afrescos de cores vivas, casas, templos, lojas, cafés e até mesmo um bordel.
Descobertas Arqueológicas em Régio V
Embora Pompéia tenha sido um local de escavação contínua, partes significativas da cidade permanecem enterradas sob detritos vulcânicos. As escavações recentes revelaram tesouros surpreendentes, desde luxuosos ‘lararia’ ricamente decorados até afrescos vibrantes e descobertas emocionantes como inscrições eleitorais e artefatos preciosos.
Originalmente, as escavações arqueológicas de Pompéia se concentravam em áreas onde os cidadãos mais ricos da cidade já viveram. Régio V, no entanto, já foi uma área povoada pelas classes média e trabalhadora e escravizadas, bem como lojas, com o resultado sendo edifícios que muitas vezes são menos ricamente decorados, mas não menos fascinantes.
A área conhecida como ‘Régio V’ é o lar de vários desses locais e atualmente está passando por escavações emocionantes. Ocupa o setor nordeste de Pompéia, limitado ao sul pela Via di Nola e a oeste pela Via Stabiana. O trabalho arqueológico está em andamento, então as seções do local permanecem fechadas ao público.
Régio V, Pompéia hoje
Embora Pompéia tenha sido escavada quase consistentemente desde meados do século XVIII, cerca de um terço da cidade ainda permanece enterrada sob 20 pés de detritos vulcânicos após a devastadora erupção do Monte Vesúvio. No entanto, quando uma seção de detritos vulcânicos em um bairro conhecido como Régio V começou a entrar em colapso, as autoridades começaram a trabalhar de escavação.
Os achados mais marcantes, como um luxuoso e ricamente decorado ‘lararium’ – uma sala usada para adoração – foram revelados em 2018. Outros achados incluíram afrescos de cores vibrantes, ruas, casas, oficinas e jardins, bem como vários corpos de pessoas que não tiveram a sorte de escapar da erupção mortal, incluindo 11 encontrados amontoados em uma sala.
Em 2021 e 2022, achados mais notáveis foram descobertos, como placas ornamentais, três inscrições eleitorais, afrescos adicionais na Casa dos Golfinhos e um precioso candelabro de uma sala de estar na Casa de Júpiter.
Como Chegar à Região V de Pompéia
Pompéia é acessível por trem, com estações convenientemente localizadas para os visitantes. Além disso, ônibus regulares partem de Nápoles, oferecendo uma maneira fácil de chegar ao sítio arqueológico. Se preferir dirigir, o sítio está próximo das principais rodovias e oferece estacionamento, embora esteja sujeito a congestionamentos.
Pompeia é uma cidade italiana moderna: há uma estação de trem com partidas regulares para Salerno e Torre Annunziata, onde você precisará trocar de trem se estiver indo de ou para Nápoles, ou pode parar em Pompei Scavi, que fica na linha principal entre Nápoles e Sorrento, e fica muito mais perto do próprio sítio arqueológico. Os ônibus 5000 e 5020 também partem de Nápoles e param no centro da cidade.
O sítio arqueológico fica perto da E45 e SS18 se você estiver indo para Pompéia: há algum estacionamento nas proximidades, mas fica extremamente movimentado. Pompeia fica a cerca de 25 minutos de carro ou a 35 minutos de trem de Nápoles.