Pular para o conteúdo

Leitura de História

Leitura de História

Início » Guerras Púnicas: Conflitos Épicos que Moldaram o Mediterrâneo

Guerras Púnicas: Conflitos Épicos que Moldaram o Mediterrâneo

Na época em que ocorreram, acredita-se que as Guerras Púnicas foram os maiores conflitos da história. Eles duraram quase um século e terminaram com a destruição de Cartago.

No início das guerras, Cartago era uma cidade-estado rica e moderna, bem como uma grande potência marítima. Devido à perda de registros históricos na destruição da Terceira Guerra Púnica, o conhecimento da cidade e sua cultura permanecem irregulares.

Aqui estão 10 fatos sobre as Guerras Púnicas.

1. Três Guerras Púnicas entre Roma e Cartago foram travadas entre 264 a.C. e 146 a.C.

2. Cartago era uma cidade fenícia

Os fenícios, originalmente do Líbano, eram conhecidos como comerciantes marítimos e guerreiros navais de sucesso. Eles também espalharam o primeiro alfabeto. Suas rotas comerciais ao longo das costas norte-africana e europeia do Mediterrâneo os tornaram rivais de Roma.

3. Cartago fica a cerca de 10 km de Túnis, a capital da atual Tunísia

Os restos bem preservados que agora são Patrimônio Mundial da UNESCO incluem a cidade romana que foi estabelecida nas ruínas do original.

4. O ponto de inflamação para as guerras foi a ilha da Sicília

Uma disputa entre as cidades de Siracusa e Messina em 264 a.C. viu as duas potências tomarem partido e um pequeno conflito local se transformar em uma batalha pelo domínio do Mediterrâneo.

5. O pai de Aníbal, Hamilcar Barca, comandou as forças da cidade na Primeira Guerra Púnica

6. A travessia dos Alpes por Aníbal ocorreu na Segunda Guerra Púnica em 218 a.C.

De acordo com relatos contemporâneos, ele levou 38.000 infantarias, 8.000 cavalaria e 38 elefantes para as montanhas e desceu para a Itália com cerca de 20.000 infantaria, 4.000 cavalaria e um punhado de elefantes.

7. Na Batalha de Canas em 216 a.C., Aníbal infligiu a Roma a pior derrota de sua história militar

Entre 50.000 e 70.000 soldados romanos foram mortos ou capturados por uma força muito menor. É considerado um dos grandes triunfos militares (e desastres) da história, a perfeita ‘batalha de aniquilação’.

8. Aníbal preocupou tanto os romanos que exigiram sua rendição pessoal muito depois de terem derrotado os exércitos de Cartago

Ele foi para o exílio para salvar Cartago de danos, mas ainda estava sendo perseguido quando se envenenou por volta de 182 a.C.

9. A Terceira Guerra Púnica (149 – 146 a.C.) viu Roma alcançar a vitória total sobre seu inimigo

O cerco final de Cartago durou cerca de dois anos e os romanos destruíram completamente a cidade, vendendo cerca de 50.000 pessoas para a escravidão.

10. Cartago tornou-se uma obsessão para alguns romanos, o mais famoso Catão, o Velho (234 a.C. – 149 a.C.)

O estadista proclamaria: ‘Ceterum censeo Carthaginem esse delendam, (‘A propósito, acho que Cartago deve ser destruída’) no final de cada discurso que ele fez, não importa do que estivesse falando.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *