Pular para o conteúdo

Leitura de História

Leitura de História

Início » O que causou a grande revolta britânica de Boudicca contra o domínio romano.

O que causou a grande revolta britânica de Boudicca contra o domínio romano.

No artigo de hoje vamos falar sobre a província romana da Britânia quase entrou em colapso na Revolta de Boudica em 60-61 DC.

Boudicca era a Rainha dos Icenos depois que seu marido, que era aliado de Roma, morreu. 

Os Iceni eram na verdade um estado cliente dos romanos. Os romanos nunca se preocuparam, nessa fase, em conquistar o extremo norte da Anglia Oriental (norte de Norfolk) porque os Iceni eram um estado cliente e amigos de Roma.

No seu testamento, o marido de Boadica tinha estabelecido que as suas filhas herdariam o seu reino, mas os romanos, sendo romanos, ignoraram isso.

Quando o rei morreu, os romanos envolveram o reino dos Icenos na província da Grã-Bretanha romana. Isto desencadeou uma enorme rebelião, que se tornou esta enorme conflagração em todo o sudeste, até à linha do Tâmisa.

Curiosamente, os Cantiaci em Kent não aderiram. Certamente, os Iceni, os Catuvellauni e os Trinovantes no sudeste, acima da linha do Tâmisa, aderiram, e tornou-se uma rebelião cataclísmica que se estendeu de norte a sul através de East Anglia.

O que a revolta conseguiu?

Em primeiro lugar, estes 100.000 guerreiros (dentro de um corpo de 250.000 indivíduos) chegam a Colchester, derrotando no caminho uma tentativa da Legio IX Hispana de tentar detê-los. Incendiando Colchester, que foi criada por Cláudio como capital da província após a invasão de 43 d.C., eles assassinaram e queimaram todos os refugiados no Templo de Cláudio.

Depois de também incendiar Londres, eles seguiram a linha da Watling Street, a grande estrada militar da Grã-Bretanha romana. Passou por Richborough, Rochester, Londres e St. Albans, até as Fronteiras Galesas, e depois ao norte até Chester e ao sul até Caerleon, no sudeste do País de Gales.

O exército de Boudicca seguiu a linha de Watling Street até St. Albans, incendiando-a também. Logo acima de St. Albans, provavelmente perto de onde hoje fica a M1, eles encontraram seu caminho bloqueado pelo governador romano, Paulinus.

Como foi derrotado?

Paulino estava fazendo campanha com sucesso em Anglesey quando ouviu falar da revolta e marchou com as tropas limitadas que tinha (apenas uma legião e elementos de outra) na direção oposta pela Watling Street, para deter Boudicca em seu caminho .

Vamos considerar o número de soldados aqui. A probabilidade é que Paulino, o governador guerreiro, tivesse apenas cerca de 10.000 soldados, tanto legionários como auxiliares. 

Boudicca pode ter tido 100.000 guerreiros e um corpo de 250.000 pessoas. Ainda assim, Paulino trava uma batalha espetacularmente bem-sucedida ao escolher seu terreno com muito cuidado.

Ele seleciona um vale em forma de tigela onde pode colocar sua defesa nas encostas superiores no final do vale, que possui laterais arborizadas para defender os flancos. 

Portanto, quando a massa de britânicos chega a este vale em forma de tigela, eles ficam comprimidos. Então os legionários lançam seu ataque com suas pilas (dardos) e depois com seus gládios (espadas), e massacram os bretões.

Os britânicos são derrotados, Boudicca comete suicídio e a província é salva; relativamente.

Um dos resultados é que os romanos transferem a capital da província de Camulodunum, Colchester, para a crescente cidade de Londres, e a província começa a se desenvolver a partir desse ponto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *