Embora tecnicamente tenha sido uma civilização pré-industrial, Roma estava continuamente apresentando avanços sociais e tecnológicos ao longo de sua existência.
Estas foram implementadas por meio de iniciativas sociais e governamentais, indústrias como arquitetura e construção e produção em massa de alimentos e outros bens.
Aqui estão 5 das invenções romanas mais surpreendentes.
O Estado de Bem-estar social
Roma tinha uma enorme indústria de pão. Esse se consistia no alimento básico da cidade e seus postos avançados.
Existem até monumentos para pão e grandes padeiros em Roma que sobrevivem até hoje, retratando seus fornos e gigantescas amassadeiras movidas a burros.
Com uma população tão grande, garantir que as pessoas fossem bem alimentadas ajudou a aumentar a popularidade do Império.
O imperador Augusto iniciou o primeiro programa de bem-estar social na forma de subsídio de grãos, do qual muitos dos crescentes números de escravos e pobres da cidade passaram a depender.
O programa Alimenta de Trajano expandiu o bem-estar financiado pelo estado de Roma além do subsídio de grãos para incluir financiamento, educação e alimentação para crianças pobres e órfãs.
Navios de cruzeiro de luxo
Durante o breve, mas ostensivo reinado de Calígula, o imperador mandou construir enormes e luxuosos barcos para navegar no lago Nemi, um grande corpo de água perto de Roma.
No final da década de 1920, com o que deve ter sido um grande gasto público, Mussolini drenou o lago e iniciou um projeto de três anos, que resultou na elevação de dois navios gigantes de luxo de 240 pés.
Os barcos eram maiores e mais avançados do que qualquer navio construído antes do século XVI.
Eles foram adornados com estátuas de mármore e equipados com encanamento para seus banhos aquecidos.
Os navios ainda continham tecnologia de rolamento de esferas, que se acreditava ter sido inventada por Leonardo Da Vinci no século XV.
Infelizmente, em 30 de maio de 1944, as tropas nazistas em retirada atearam fogo ao museu que abrigava os barcos, destruindo-os completamente.
Pensões do setor público
Impostos especiais, ou portoria, foram instituídos pelo imperador Augusto em 13 aC, notadamente, um imposto sobre herança de 5%.
Isso foi usado para financiar uma pensão militar para legionários veteranos que completaram 20 anos de serviço.
Uma revolução no vidro
Uma área que se transformou de artesanato em verdadeira indústria, incluindo a produção em massa, foi a fabricação de vidro.
Os romanos inventaram o sopro de vidro e o vidro incolor e até desenvolveram formas de produzir folhas de vidro notavelmente claras e grandes para janelas.
A inovação resultou no uso de vidro como isolamento (mesmo vidros duplos) e produção em massa barata.
A primeira metrópole europeia
Roma foi a primeira cidade verdadeiramente grande da Europa e, em muitos aspectos, assemelhava-se a uma metrópole moderna.
Continha bairros como o Monte Aventino, com blocos residenciais de 8 andares feitos de tijolo, madeira e gesso. Havia também banhos públicos, pubs, restaurantes e academias.
Como qualquer cidade europeia moderna, Roma teve seus grandes eventos esportivos. As corridas de bigas se assemelhavam ao futebol moderno, pois tinham atletas famosos, cores de times e enchiam grandes estádios com espectadores.
O circo máximo era um lugar onde patrícios se misturavam com plebeus pobres devido ao amor mútuo pelo esporte.
A expansão do Império eventualmente trouxe o desenvolvimento de cidades de estilo romano, como Londres, Bonn e Paris, completas com fóruns, basílicas, anfiteatros e aquedutos.
O aumento da mão-de-obra necessária aumentou a urbanização da Europa e, sem dúvida, um aumento nos padrões de vida.