Leitura de História

Leitura de História

Quem foi AEthelstan, O Unificador da Inglaterra

No artigo de hoje vamos falar sobre o rei que unificou a Inglaterra e saber porque seu reinado foi tão significativo.

Em 27 de outubro de 939, cidade de Gloucester faleceu AEthelstan, aos 47 anos, o primeiro monarca a ser considerado o primeiro rei de toda a Inglaterra.

AEthelstan foi um estadista que introduziu reformas legais e sociais e estreitou os laços com a Europa continental.

No entanto, ele também é lembrado como um famoso guerreiro que derrotou os dinamarqueses e os escoceses e unificou o Reino que hoje é a Inglaterra.

A ascensão de AEthelstan ao poder

Nascido em 894, enquanto seu avô Alfredo, ainda era rei de Wessex e seu pai Eduardo, ainda era príncipe. 

AEthelstan nasceu em uma época tumultuada, os reinos saxões vinham caindo um a um sob o domínio do grande exército pagão.

Seu avô Alfredo, conseguiu conter as invasões vikings, e manter o reino de Wessex fortificado contra possíveis ataques.

Quando Alfredo morreu o trono passou para o seu filho Eduardo, pai de AEthelstan, e quando Eduardo morreu em 924, o trono passaria para AEthelstan, mas não foi isso que aconteceu, a princípio.

A preferência pelo trono de Wessex, foi dada ao meio irmão de AEthelstan, Elfweard, fruto de um segundo casamento de Eduardo.

Ficou para de AEthelstan, o recém conquistado e pobre, reino da Mércia. Que era filho do casamento de Eduardo com sua primeira esposa Ecgvina.

Para a sorte de e AEthelstan, seu irmão, Elfweard, morreu prematuramente, algumas semanas depois de seu pai. Cabendo a AEthelstan o direito de reivindicar o trono de Wessex e se tornar o rei de grande parte da Inglaterra, em 925.

A Expansão do Reino Saxão

Com seu domínio consolidado, Athelstan voltou seus interesses sobre o reino nórdico de York. Marchando sobre ele no 927 e conquistando o mesmo.

Em julho do mesmo ano pode fazer a paz com o reino na Nortúmbria e País de Gales, que aceitaram a sua soberania.   Assim ele se torna o soberano da ilha Britânica, pela primeira vez na história.

Com seu poder finalmente assegurado, o jovem rei não perdeu tempo em buscar uma política externa agressiva. Marchando para o norte em 927, ele conquistou o Reino Viking de York (Jorvik), trazendo assim todos os ingleses sob um rei pela primeira vez na história

AEthelstan Encontra Resistência

No ano de 937, Constantino, rei dos escoceses, se uniu a Owain, rei dos bretões do norte, e Olaf, rei de Dublin.

Ambos tinham interesse em conquistar York. Suas forças marcharam para o sul e invadiram o território saxão.

A resposta de Athelstan foi lenta, convocou um exército e marchou para encontrar seus inimigos em Brunanburh.

Obteve uma vitória esmagadora e garantiu o domínio inglês, desta vez sobre todas as Ilhas.

Athelstan foi um rei organizado e consciencioso. Centralizou o controle do governo ao transformar o conselho de Witan em uma espécie de assembleia nacional, o que o levou a ser considerado o fundador do parlamento inglês.

Suas reformas governamentais transformaram a Inglaterra em algo que se aproxima de um estado-nação moderno.

Além disso, temos mais documentos legais que datam do reinado de Athelstan do que de qualquer rei pré-normando, ele também foi o primeiro a introduzir uma moeda única.

Athelstan um dos maiores monarcas da Europa

Uma série de casamentos táticos fizeram com que a Inglaterra de AEthelstan desenvolvesse laços estreitos com o continente. 

Um exemplo disso é uma embaixada diplomática, enviada à sua corte pelo duque de Boulogne, tentando ganhar a mão de sua irmã. 

Os presentes dados a Athelstan incluíam a espada do imperador Constantino, um pedaço da coroa de espinhos e até a lança de Carlos Magno.

Tendo desenvolvido uma série de alianças em toda a Europa, AEthelstan envia ajuda militar à Noruega, ao Reino Franco e à Bretanha. 

AEthelstan nunca casou e foi sucedido por seu irmão Edmundo I.

VENHA FAZER PARTE DA NOSSA COMUNIDADE SECRETA HIPNOSE PELO OLHAR. PORQUE VOCÊ PRECISA APRENDER A HIPNOTIZAR RÁPIDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *