Leitura de História

Leitura de História

10 fatos sobre a rainha Nefertiti

10 FATOS SOBRE A RAINHA NERFETITI

A rainha Nefertiti teve grande influência como esposa e rainha durante um dos períodos mais controversos e ricos da história do antigo Egito.

Um catalisador chave para a conversão do antigo Egito à adoração de apenas um deus, o deus sol Aton, Nefertiti era amada e odiada por suas políticas.

Universalmente reconhecida, no entanto, era sua beleza, que era considerada um ideal feminino e significava que ela era considerada uma deusa viva da fertilidade.

Questões significativas sobre Nefertiti ainda permanecem. Por exemplo, de onde ela era?

Onde está o túmulo dela?

Apesar dessas incertezas duradouras, Nefertiti continua sendo uma das figuras mais icônicas do antigo Egito.

Hoje, um famoso busto de pedra calcária de Nefertiti é uma atração extremamente popular no Neues Museum em Berlim e, como tal, ajudou a imortalizar o legado do extraordinário governante.

1. Não está claro de onde Nefertiti veio

O parentesco de Nefertiti é desconhecido. No entanto, seu nome é egípcio e se traduz em ‘Uma linda mulher chegou’, o que significa que alguns egiptólogos acreditam que ela era uma princesa de Mitanni (Síria).

No entanto, também há evidências que sugerem que ela era filha egípcia do alto funcionário da corte Ay, irmão da mãe de Akhenaton , Tiy.

2. Ela provavelmente se casou aos 15 anos

Não está claro quando Nefertiti se casou com o filho de Amenhotep III , o futuro faraó Amenhotep IV.


No entanto, acredita-se que ela tinha 15 anos quando se casou. O casal passou a governar juntos de 1353 a 1336 aC.


Os relevos retratam Nefertiti e Amenhotep IV como inseparáveis ​​e em pé de igualdade, andando de carruagem juntos e até mesmo se beijando em público.
Ao que tudo indica, o casal tinha uma conexão romântica genuína, muito incomum para os antigos faraós e suas esposas.

3. Nefertiti teve pelo menos 6 filhas

Sabe-se que Nefertiti e Akhenaton tiveram pelo menos 6 filhas juntas, as três primeiras nasceram em Tebas e as três mais novas nasceram em Akhetaton (Amarna).
Duas das filhas de Nefertiti se tornaram rainha do Egito. Ao mesmo tempo, foi teorizado que Nefertiti era a mãe de Tutancâmon; no entanto, um estudo genético em múmias desenterradas indicou que ela não era.

Akhenaton (Amenhotep IV) e Nefertiti. Museu do Louvre, Paris

4. Nefertiti e seu marido começaram uma reforma religiosa

Nefertiti e o faraó desempenharam um papel importante no estabelecimento do culto de Aten, uma mitologia religiosa que definia o deus do sol, Aton, como o deus mais importante e o único a ser adorado no cânone politeísta do Egito.
Amenhotep IV mudou seu nome para Akhenaton e Nefertiti para “Neferneferuaton-Nefertiti”, que significa “lindas são as belezas de Aton, uma bela mulher veio”, para homenagear o deus. Nefertiti e Akhenaton provavelmente também eram sacerdotes.
A família vivia em uma cidade chamada Akhetaton (agora conhecida como el-Amarna) destinada a honrar seu novo deus. Havia vários templos ao ar livre na cidade, e o palácio ficava no meio.

5. Nefertiti era considerada uma deusa viva da fertilidade

A sexualidade de Nefertiti, que foi enfatizada por seu corpo exageradamente ‘feminino’ e roupas de linho fino, bem como suas seis filhas sendo emblemas de sua fertilidade, indicam que ela era considerada uma deusa viva da fertilidade.
Representações artísticas de Nefertiti como uma figura altamente sexualizada apóiam isso.

6. Nefertiti pode ter co-governado com o marido

Akhenaton (esquerda), Nefertiti (direita) e suas filhas diante do deus Aten.

Com base em relevos e estátuas, alguns historiadores acreditam que Nefertiti pode ter agido como rainha reinante, co-governante de seu marido em vez de sua consorte, depois de ter reinado por 12 anos.
Seu marido fez de tudo para que ela fosse retratada como igual, e Nefertiti é frequentemente retratada usando a coroa do faraó ou ferindo inimigos em batalha. No entanto, não há nenhuma evidência escrita para confirmar seu status político.

7. Nefertiti governou o período mais rico do antigo Egito

Nefertiti e Akhenaton governaram o que foi possivelmente o período mais rico da história egípcia antiga.
Durante seu reinado, a nova capital Amarna também alcançou um boom artístico distinto de qualquer outro período no Egito.
O estilo mostrava movimentos e figuras de proporções mais exageradas com mãos e pés alongados, enquanto as representações de Akhenaton atribuíam a ele atributos femininos, como seios proeminentes e quadris largos.

8. Não está claro como Nefertiti morreu

Antes de 2012, acreditava-se que Nefertiti havia desaparecido do registro histórico no 12º ano do reinado de Akhenaton.
Foi sugerido que ela poderia ter morrido de ferimento, praga ou causa natural. No entanto, em 2012, foi descoberta uma inscrição do ano 16 do reinado de Akhenaton que trazia o nome de Nefertiti e demonstrava que ela ainda estava viva.
No entanto, as circunstâncias de sua morte permanecem desconhecidas.

9. A localização da tumba de Nefertiti permanece um mistério

O corpo de Nefertiti nunca foi descoberto. Se ela tivesse morrido em Amarna, ela teria sido enterrada na tumba real de Amarna; no entanto, nenhum corpo foi encontrado.
A especulação de que ela era um dos corpos recuperados no Vale dos Reis também provou ser infundada.
Em 2015, o arqueólogo britânico Nicholas Reeves descobriu que havia algumas pequenas marcas na tumba de Tutancâmon que poderiam indicar uma entrada escondida.

Ele teorizou que poderia ser o túmulo de Nefertiti. No entanto, varreduras de radar mostraram que não havia câmaras.

10. O busto de Nefertiti é uma das obras de arte mais copiadas da história

O busto de Nefertiti é uma das obras mais copiadas do antigo Egito.
Acredita-se que tenha sido feito por volta de 1345 aC pelo escultor Thutmose, desde que foi descoberto em sua oficina em 1912 por um grupo arqueológico alemão.
O busto foi exposto no Neues Museum na década de 1920 e imediatamente atraiu a atenção internacional.
Hoje, é considerada uma das mais belas representações de uma figura feminina do mundo antigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *