10 Fatos Sobre Vladimir Lenin

Mesmo que você não esteja familiarizado com os prós e contras da história pessoal de Vladimir Lenin, sem dúvida terá ouvido falar de seu nome e da teoria política que ele desenvolveu – e que é nomeada em sua homenagem.

Como arquiteto da União Soviética, ou, como era oficialmente conhecido, da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ele é uma figura histórica todo-poderosa cujas ações determinaram o curso de alguns dos maiores eventos políticos do século XX. 

Aqui estão 10 fatos sobre essa controversa e importante figura que mudou os rumos da humanidade no século XX.

  1. Ele ficou exposto a ideias políticas radicais na universidade

Lenin nasceu em uma família bem educada e passou a estudar direito na Universidade de Kazan em agosto de 1887. 

Mas em dezembro ele havia sido expulso por participar de um protesto estudantil. 

Ele acabou se matriculando como estudante de direito externo na Universidade de São Petersburgo e completou seus estudos lá em 1891.

  1. O irmão dele foi executado

O assassinato do irmão mais velho de Lenin, que havia sido membro de um grupo revolucionário, também influenciou sua política. Alexandre foi enforcado pelo estado em maio de 1887 depois de supostamente participar de uma conspiração para assassinar o czar Alexandre III.

  1. Ele foi exilado para a Sibéria

Lenin foi preso por suas atividades políticas em 1895 e cumpriu mais de um ano de prisão antes de ser enviado para a Sibéria por três anos. 

Muitos de seus contemporâneos sofreram o mesmo destino, mas no caso de Lênin, pelo menos não foi tão ruim, foi na Sibéria que ele conheceu e se casou com sua esposa, Nadezhda Krupskaya.

  1. Lenin não era o nome verdadeiro dele

Nascido Vladimir Ilyich Ulyanov, ele adotou o pseudônimo “Lenin” em 1902. Não era incomum que os revolucionários russos tomassem pseudônimos, em parte como uma forma de confundir as autoridades.

  1. Ele desenvolveu sua própria teoria política a partir do marxismo

Um marxista devoto, Lenin acreditava que sua interpretação do marxismo era a única autêntica. 

Essa interpretação foi chamada de “Leninismo” em 1904 pelo revolucionário russo e menchevique Julius Martov.

O leninismo enfatizou a necessidade de uma elite intelectual altamente comprometida , a chamada “vanguarda revolucionária”, que conduziria o resto do proletariado (povo da classe trabalhadora) para a revolução e o eventual estabelecimento do socialismo.

  1. Ele matou a tomada bolchevique da Rússia

Lenin passou grande parte dos 17 anos após seu exílio na Sibéria, na Europa Ocidental, durante o qual se tornou líder da facção bolchevique do Partido Social-Democrata Russo dos Trabalhadores. 

Depois que o último czar da Rússia, Nicolau II, foi derrubado em 1917, Lênin voltou para casa e começou a trabalhar contra o governo provisório que o havia substituído.

Mais tarde naquele ano, ele liderou uma derrubada do governo provisório, o que ficou conhecido como a “Revolução de Outubro”, e uma guerra civil se seguiu entre as várias forças combatentes que disputam pelo poder. 

Em 1922, esta guerra foi ganha principalmente pelos bolcheviques.

  1. Ele era implacável

A ideologia de Lenin era de natureza autoritária e ele mostrou pouca misericórdia pelos oponentes políticos. 

Entre os muitos casos de repressão política e assassinatos em massa pelos quais ele é responsabilizado estão as prisões e execuções que constituíram a chamada campanha de “Terror Vermelho” da guerra civil. 

Estima-se que centenas de milhares de pessoas tenham sido mortas durante esta campanha.

  1. Ele escapou por pouco de uma tentativa de assassinato

Após um discurso público em Moscou em agosto de 1918, Lenin foi baleado e gravemente ferido. 

O ataque gerou muita simpatia por ele entre o público e aumentou sua popularidade. Mas, embora ele tenha sobrevivido, ele estava gravemente doente no final de 1921, com alguns atribuindo sua doença à oxidação de metais das balas que estavam alojadas em seu corpo pela tentativa de assassinato.

  1. Ele permitiu alguma empresa privada

Embora um socialista ardente, Lenin também era um pragmático. E quando seu modelo socialista começou a fazer água, ele introduziu a Nova Política Econômica em 1921. 

Sob essa política, que continuou até alguns anos após sua morte, os camponeses foram autorizados a vender alguns de seus produtos com fins lucrativos, enquanto os pequenos comerciantes foram autorizados a criar negócios. 

A economia aumentou, mas os críticos de Lenin o acusaram de vender para o capitalismo.

  1. Ele sofreu três derrames

Lenin foi atormentado por problemas de saúde nos últimos anos de sua vida e sofreu três derrames no espaço de dois anos, dois em 1922 e um em março do ano seguinte. 

Após o terceiro, ele perdeu sua capacidade de falar. Embora em maio de 1923 ele parecesse estar se recuperando lentamente, em 21 de janeiro de 1924 ele entrou em coma e morreu mais tarde naquele dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *